Nem cuscuz, nem tapioca: esse alimento pode ser a melhor escolha para quem quer emagrecer
ESPÍRITO SANTOSAÚDE

Nem cuscuz, nem tapioca: esse alimento pode ser a melhor escolha para quem quer emagrecer

Depois do pão francês e da tapioca, a nova moda do café da manhã é o cuscuz. Para os nortistas e nordestinos, comer cuscuz em jejum não é nenhuma novidade e, inclusive, faz parte da cultura alimentar dessas regiões. Porém, ele tem se popularizado no restante do país como uma alternativa mais saudável ao pão francês e uma boa substituição para a tapioca.

Todo mundo que faz dieta com foco em emagrecimento já deve ter ouvido falar que o pão francês é o maior “vilão” da alimentação e que, se a pessoa quer emagrecer, precisa cortá-lo. É exatamente por causa disso que a busca por tapioca e cuscuz aumentou tanto nas demais regiões do país. Contudo, será que isso é verdade mesmo? Vem que o TudoGostoso vai te contar qual alimento, entre cuscuz, tapioca e pão francês, é o melhor para quem quer emagrecer.
Cuscuz, pão francês ou tapioca: qual alimento do café da manhã é melhor para quem deseja emagrecer?

A resposta vai te surpreender com certeza, mas de forma geral, o pão francês é o melhor alimento para o café da manhã de quem deseja emagrecer, saindo na frente da tapioca e do cuscuz de milho. Não acredita? Calma que a gente vai explicar direitinho!

Calorias versus índice glicêmico: como saber qual alimento é melhor para dieta de emagrecimento?

Quando falamos em calorias, o pão francês logo aparece como sendo o mais calórico entre ele, cuscuz de milho e tapioca. Porém, quando comparamos o índice glicêmico desses três alimentos, logo é possível perceber que o pão francês pode ser a melhor aposta para quem deseja emagrecer e, principalmente, para os diabéticos.

O índice glicêmico é a velocidade com que o carboidrato se transforma em açúcar no nosso sangue. Quando isso acontece muito rapidamente, gera um pico de insulina, que é responsável pelo ganho de peso.

Além disso, como o alimento é digerido muito rápido pelo organismo, a sensação de saciedade é menor e você sente fome muito mais rápido também. Para ter noção, mostramos o comparativo na tabela abaixo

Tabela de comparativos de índice glicêmico e calorias entre pão francês, cuscuz e tapioca (Créditos: TudoGostoso)

Isso quer dizer que se você está em dieta de emagrecimento deve cortar completamente a tapioca e o cuscuz de milho do cardápio? De forma alguma! Todos esses alimentos podem fazer parte de uma alimentação focada em déficit calórico, desde que consumido nas quantidades ideais e da forma certa. 

Os melhores acompanhamentos para carboidratos 

Agora que entra o verdadeiro problema na dieta de emagrecimento: os recheios do pão francês, da tapioca e do cuscuz. Como você pode perceber, a diferença calórica entre eles é muito pouca, mas os recheios escolhidos impactam diretamente no valor calórico e também no índice glicêmico!

Segundo os nutricionistas, o ideal é usar recheios proteicos e ricos em fibras, como ovos, carnes magras, frango desfiado, atum, linhaça e chia. Ingredientes como embutidos e queijos gordos podem prejudicar o desempenho do emagrecimento, além de promover baixa saciedade. 

O que os nutricionistas dizem sobre o consumo de cuscuz, tapioca e pão francês

De forma geral, não existe um consenso. Cada profissional de nutrição terá uma vertente de pensamento. Por isso, é muito importante procurar ajuda profissional antes de fazer mudanças drásticas na alimentação, porque ele será capaz de te orientar de forma individual e personalizada. 

Como emagrecer com saúde: essas são as dicas mais importantes para serem seguidas

É importante ressaltar que inserir ou retirar do cardápio um só alimento não irá interferir no seu processo de emagrecimento, porque nenhuma comida engorda sozinha. O processo de emagrecimento é feito aliado à mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida, priorizando a prática de atividades físicas e um cardápio balanceado. 

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0
Maryhanderson Ramos Ovil
Jornalista e redatora, publicitária

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *