Alerta Amarelo: risco de fortes chuvas para mais de 50 cidades do ES
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (8), alerta para chuvas intensas no Espírito Santo até, pelo menos, as 10 horas deste sábado. A sinalização de ‘perigo potencial’ atinge as cidades localizadas nas regiões Central Espírito-santense, Sul Espírito-santense, Noroeste Espírito-santense e Litoral Norte Espírito-santense.
O aviso dá conta das grandes chances de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas
De acordo com o Instituto Climatempo, uma frente fria se afasta em alto-mar, na costa do Espírito Santo, mas o ar quente e úmido predomina na Região Sudeste e nuvens carregadas crescem sobre todos os estados. A sensação é de abafamento, mas com previsão de chuva forte.
O amanhecer desta sexta-feira foi marcado por neblina, registrada por quem passava pela Baía de Vitória. Conforme explicou o Incaper, “o nevoeiro (ou neblina) é comumente observado em condições de atmosfera estável, geralmente abaixo de uma inversão térmica ou em isotermia. Sua formação ocorre quando a base se desenvolve próximo à superfície, sendo classificado como nevoeiro quando a visibilidade é menor que 1000 metros, (como no caso que ocorreu na manhã de quinta-feira 07/03 e desta sexta-feira 08/03), ou como névoa úmida em outras circunstâncias”.
E completou: “No caso ocorrido nesta manhã, ocorreu chuva na Grande Vitória entre o final da noite e começo da madrugada. Ao invés da temperatura cair ao longo da madrugada, ocorreu um pequeno aumento de temperatura, o que provocou a condensação do vapor d’água, formando o nevoeiro”.
Veja a lista das cidades em alerta:
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivacqua
Baixo Guandu
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Fundão
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
ItaguaçuItapemirim
Itarana
Iúna
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Pancas
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São José do Calçado
São Roque do Canaã
Serra
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória
Saiba o que fazer em caso de chuva forte:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte:Hoje