A Dromocracia e a Vida Passageira
Vida conceituada em práticas momentâneas e aceleradas
Nos dias atuais a sociedade vive a dromocracia (governo da rapidez), onde tudo é prático, passageiro e momentâneo, acelerando inclusive as relações pessoais, o contato face a face e a união entre as pessoas.
Um dos fatores que potencializam essa rapidez cada vez mais notável é o desenvolvimento tecnológico, potencializado pela internet e alavancado com o surgimento das redes sociais, com o intuito de encurtar distâncias e fortalecer vínculos com pessoas de diferentes estados e países, por exemplo, proporcionando uma flexibilidade e facilidade comunicacional extraordinária.
Porém , como se sabe, tudo em excesso traz prejuízo e á vida humana, incluindo a dependência tecnológica e a obsessão pelas mídias virtuais, provocando uma série de malefícios ao ser humano como, por exemplo: individualismo, egocentrismo, individualismo e a falta de comunhão entre as pessoas.
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, ressalta esses fatores em seu livro intitulado como “Modernidade Líquida”, O conceito e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos.
As relações humanas ficaram extremamente abaladas com o surgimento da modernidade líquida. Bauman usa o termo “conexão” para nomear as relações na modernidade líquida no lugar de relacionamento, pois o que se passa a desejar a partir de então é algo que possa ser acumulado em maior número, mas com superficialidade suficiente para se desligar a qualquer momento. A amizade e os relacionamentos amorosos são substituídos por conexões, que, a qualquer momento, podem ser desfeitas.

O mundo vive nos dias atuais um cenário caótico de uma doença invisível, que surgiu do inesperado e nos prova que a natureza humana não é nada, ela não escolhe a quem infectar, capaz de acabar com a vida humana em um instalar de olhos.
Acidentes acontecendo de maneira tão frequente e inesperada, tirando a vida de pessoas tão notáveis na sociedade brasileira, como recentemente o acidente aéreo com a cantora conhecida nacional e internacionalmente, Marília Mendonça, uma jovem carismática e tida como grande revelação da Musica Popular Brasileira, que deixa para trás uma história e uma família que sofre a imensurável dor de sua perda.
Assim também foi com o Irmão Lázaro, cantor gospel, dono de uma voz inconfundível, abençoada e marcante para os cristãos e admiradores de sua trajetória de vida, sendo ele vítima da Covid-19, deixando um legado de humildade e servidão a Cristo para milhares de pessoas.
E qual lição e aprendizado pode-se extrair desses fatos? VALORIZE , AME , ESTEJA SEMPRE PERTO DE QUEM VOCÊ AMA! A vida é um sopro! Viva o hoje, com sabedoria e responsabilidade!
Partindo do contexto cristão, baseado na Bíblia Sagrada (Livro quem seguem como a base e o manual de vida, conforme está escrito em Tiago capitulo 4 :14-15 “ Digo-vos que que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece”; “ Em lugar do que deveis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
Viva com responsabilidade, humildade e responsabilidade, pois a vida é um sopro!
Editado por: Daniel Louzada